Cárie, saiba como ela surge de forma silenciosa no seu dente

Você sabia que quando aquele desconforto aparece é possível que uma cárie já possa estar em estágio avançado no seu dente? Sim. Isso ocorre porque é comum que não apareçam sintomas na fase inicial, o que dificulta e muito a identificação do problema. Por conta disso, preparamos dicas e sugestões para que você não seja surpreendido por esse incômodo tão fácil de prevenir.

Segundo a ortodontista da Dental Vitta, Claudia Tissot, é bem comum que o paciente não perceba o início da cárie. “Quando começam a ocorrer dor ou desconforto, a bactéria já está na dentina, que é a camada mais interna do dente, ou seja, em estágio avançado”, explica. Saiba mais sobre como identificar e tratar cáries nas dicas que separamos para você.


Afinal, o que é cárie?

Antes de tudo, vamos entender porque uma cárie surge já que ela nada mais é do que uma infecção causada por bactérias que, aos poucos, formam placas que perfuram o esmalte do dente. As bactérias aparecem por conta de restos de alimentos que ficam na boca. Especialmente o açúcar ocasiona a presença delas.

Conforme Claudia, principalmente as faltas de escovação e passagem de fio dental são fatores que causam cárie, sem contar com casos em que não há acompanhamento adequado de restaurações já feitas em dentes que apresentaram o problema.  “Nesses casos pode haver cárie oculta por infiltrações”, relata.

 

Como saber se o que tenho é cárie

Sensibilidade é um dos pontos que pode ajudar a descobrir a presença de cárie, principalmente ao ingerir líquidos mais gelados ou doces. Outro indicativo pode ser o fio dental que desfia ao passar entre os dentes. 

Pontos pretos podem indicar que houve bactérias no local, mas que podem ter se estabilizado e deixado de formar a cárie. Também podem ser consequências de tártaro. Caso contrário, a destruição do esmalte começa a acontecer. Já manchas brancas podem ser causadas por uso excessivo de flúor ou acidez do PH da boca – que são as condições da saliva.

E, claro! Dor de dente é um sinal de dano mais avançado. 

É importante lembrar que a certeza da presença de cárie só ocorre de forma correta se um dentista for consultado. O profissional pode recorrer a exames de radiografias para ter certeza da situação que se instalou.

 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre uso do fio dental

 

Tratamentos para a cárie

Normalmente quem vai com frequência ao dentista tem menos gastos financeiros e não enfrenta grandes problemas de saúde bucal. Quando a cárie está no início, a simples aplicação de flúor pode resolver. Já na forma avançada, pode ser necessário que seja feita uma restauração. Se for mal cuidada, infecções podem surgir e ocorrer até a perda do dente. 

“Se a cárie estiver no processo inicial, conseguimos prevenir a dor e a destruição do tecido dentário – este que leva às restaurações e tratamentos mais invasivos. Por isso, recomendamos uma avaliação odontológica a cada 8 meses, a fim de barrarmos esse processo”, orienta Claudia. 

A boa notícia é que é muito fácil prevenir a formação da cárie.

 

Fique atento às 5 maneiras mais práticas de evitar esse problema:

 

  • Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Passe o fio dental antes da escovação;
  • Reduza o consumo de açúcar;
  • Vá ao dentista pelo menos a cada 8 meses.


Caso você desconfie de ter cárie em formação no seu dente, os profissionais da
Dental Vitta são experientes para reverter esse problema. Nós ajudamos você a cuidar do seu sorriso! Agende uma consulta pelo telefone (54) 3027-1881 e Whatsapp (54) 9.9100-0045.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *